Tinta que absorve energia solar: o futuro da geração de energias renováveis?
Que a energia solar tem apresentado crescimento considerável no Brasil e no mundo não é mais novidade.
Através das placas solares, o sistema de energia solar gera alta economia com baixíssimo custo de manutenção.
Mas outras tecnologias tão eficientes quanto essa vêm sendo desenvolvidas ao redor do mundo e prometem revolucionar o cenário das fontes renováveis nos próximos anos.
A tinta que absorve energia solar é um exemplo.
Desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), na Austrália, essa tinta é projetada para capturar a luz solar e fazer a conversão em eletricidade.
O que já se sabe sobre a tinta que absorve energia solar
Basicamente, ela absorve a umidade do ar usando a energia solar para quebrar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio. É o hidrogênio, portanto, que pode ser utilizado para produzir a energia limpa.
Para explicar como a tinta solar funciona, os cientistas fizeram uma analogia com saquinhos de gel de silício, colocados em embalagens, para absorver a umidade.
Neste caso, a tinta solar agiria de maneira similar, através de um novo composto, o sulfeto de molibdênio sintético.
Ele tem condições de absorver o vapor d’água e ainda ser um semicondutor e catalisador da divisão de átomos da água em hidrogênio e oxigênio.
Outro detalhe que torna essa tecnologia especial é a produção de hidrogênio, fonte limpa de armazenamento de combustível e energia.
Camadas desta tinta poderão ser pintadas sobre qualquer material, como por exemplo, concreto (parede) ou até o plástico!
Dessa forma, por repelir a umidade, essa tinta também tem potencial de oferecer maior durabilidade e resistência na exposição ao ambiente.
A boa notícia é que a ideia dos pesquisadores australianos é otimizar a aplicação da energia solar no mundo todo.
Leia também: Energia Solar e Sustentabilidade: Entenda essa relação + comparação com outras fontes
3 possibilidades de utilização no futuro
Os laboratórios de pesquisa buscam encontrar aplicações práticas para esse tipo de tecnologia.
A tinta solar pode funcionar como fonte primária de geração de energia ou como uma ótima maneira de aprimorar os modelos já existentes. Veja as possibilidades:
1) Complemento aos painéis solares
Empresários que apresentem o sistema de energia solar em seu negócio ou moradores que já tenham as placas solares em suas residências, poderão portanto, utilizar a tinta que absorve energia solar como uma fonte adicional.
Para isso, basta pintar os telhados ou paredes e esperar ainda mais economia e geração de energia.
2) Tinta em veículos
Com alguns ajustes, a tinta solar pode ser uma ótima maneira de adicionar capacidade de geração solar aos veículos.
Quem adquirir um carro elétrico, por exemplo, terá a sua bateria carregada automaticamente com a energia gerada pela tinta.
3) Empresas e residências
A tinta solar de alta qualidade também poderá funcionar, por exemplo, como fonte primária de geração de energia para empresas e residências.
Já pensou a sua parede se transformar em uma mini geradora de energia limpa e renovável?
OBS: O principal ganho desse produto é que ele será eficaz em uma variedade de climas, seja o ambiente úmido, quente ou seco, mesmo em áreas mais remotas.
Segundo os pesquisadores, desde que exista vapor d’água no ar, a tinta será eficiente e pode ser utilizada em casas, telhados, cercas e portões.
Saiba mais: Por que utilizar energia solar? 9 principais vantagens
Quando a tinta solar chega ao mercado?
Ainda não existe uma previsão certeira quanto ao lançamento oficial desse produto no mercado.
Os pesquisadores da Royal Melbourne Institute of Technnology (RMIT) afirmam que até 2025 não existe a expectativa de inserção no mercado.
Acreditam, porém, que à medida que forem desenvolvendo a tecnologia, mais barato será produzi-la para a sua comercialização.
Vale lembrar que a tinta ainda está em fase de testes e que sua aprovação para ser comercializada depende de uma série de resultados que precisam ser confirmados.
Que tal investir em um sistema solar?
Ainda em fase de testes e aprovações, esse produto deve demorar para chegar ao mercado. Mas se você já quiser aproveitar os (muitos) benefícios da energia solar, uma alternativa é investir no sistema fotovoltaico.
Além de valorizar o imóvel, ter baixo custo de manutenção e contribuir com o meio ambiente, o sistema fotovoltaico também gera uma economia que pode chegar a 95% da sua conta já no primeiro mês de instalação.
O investimento pode ser através de financiamentos e condições muito favoráveis, que se pagam com economia que virá na sua conta de luz em médio prazo.
Para entender melhor esse contexto, você pode ler o artigo Conta de luz com energia solar: 3 casos reais de antes e depois
Se interessou? Entre em contato com a Renowatt e tire todas as suas dúvidas.