Já imaginou carros que carregam sozinhos?
Que os carros elétricos são uma tendência, todos já ouvimos falar. Mas a notícia é que agora os carros elétricos serão capazes de carregar as próprias baterias.
Isso é possível devido a inúmeras células fotovoltaicas (as mesmas células que compões os painéis solares instalados nos telhados) integradas à lataria.
As células solares são adaptadas ao formato do veículo, e instaladas no capô, nas portas, no teto e em todas as superfícies e ângulos possíveis para captar o máximo de luz solar.
Diferentes dos painéis solares que instalamos nos telhados, as células solares desses veículos são incorporadas a polímeros, e não ao vidro, oque as torna mais leves.
Em comparação a um veículo com fuselagem de metal, estes veículos podem ser até 20% mais leves, contribuindo também para o aumento da autonomia, que pode variar de 250 a mais de 800 km, segundo os fabricantes.
Células solares integradas à lataria podem aumentar em aproximadamente 30km a autonomia com um dia de exposição ao sol. Esses testes foram realizados na Alemanha, portanto no Brasil, onde o período diário de sol é maior, a autonomia deve ser também maior.
Mas essa não é a única forma de carregar as baterias. Elas podem ser carregadas como em um veículo elétrico plug-in tradicional, conectado na rede elétrica ou a carregadores rápidos.
Veja também: Estacionamento solar: o que é, como funciona, exemplos no Brasil
Existem fabricantes da Alemanha e da Holanda com promessas de comercialização destes veículos no Brasil nos próximos anos, com valores variando de R$ 160.000,00 a mais de R$ 800.000,00.Quer saber mais sobre carros elétricos?
Veja também: Carros elétricos: autonomia, como funcionam e futuro no Brasil
E se quiser um orçamento para um estacionamento, ou residência solar, entre em contato, estamos à disposição!