Energia solar em apartamento: Guia definitivo (2020)
A energia solar em apartamentos é um mercado que cresce a cada ano, mas, atualmente, ainda é notável o desconhecimento do assunto por muitos consumidores que optam por esse tipo de residência.
Muitos moradores de apartamentos sequer conhecem essa possibilidade, ou pensam que energia solar está associada unicamente a unidades que possuem telhados (casas, empresas ou indústrias).
O cenário brasileiro de energia solar indica que entre o período de outubro-dezembro de 2018 e outubro-novembro de 2019, o País deu um salto de 140% no número de conexões de micro e mini sistemas de energia solar.
Nesse período, já são mais de 144 mil conexões.
Porém, apesar do crescimento expressivo, a falta de conhecimento sobre as possibilidades da energia solar em apartamentos fazem com que a busca por essa tecnologia ainda seja tímida neste caso.
Possui um apartamento e quer se beneficiar dessa tecnologia para começar a gerar a sua própria energia? Acompanhe cada item a seguir:
Tipos de geração de energia solar em apartamentos
Existem diferentes possibilidades de geração de energia fotovoltaica para apartamentos. Cada um deles carrega determinadas características e particularidades importantes que devem ser avaliadas caso a caso. Veja algumas delas!
1) Autoconsumo remoto
Essa modalidade representa uma importante evolução no setor solar, trazendo a oportunidade de milhares de consumidores gerarem a própria energia, mesmo que não tenham um telhado para isso.
Nesse tipo de geração de energia, é permitido que o consumidor use um lugar diferente dos pontos de consumo para colocar o sistema de energia solar. Para que isso ocorra, os créditos devem ser compensados e instalados na mesma área de concessão e CPF cadastrados.
Ex: Nesse caso, é totalmente viável instalar energia solar no telhado da sua casa e “transferir” a energia gerada para o seu apartamento.
2) Geração compartilhada
A geração compartilhada permite que um grupo de consumidores compartilhe créditos gerados por uma instalação.
Todos devem estar numa mesma área de concessão e precisam comprovar vínculo. Dessa forma, os consumidores devem definir de antemão a porcentagem da energia gerada que será compensada para cada um.
Isso significa que você pode usufruir da instalação de um sistema fotovoltaico em outro apartamento, desde que o desejo de compartilhamento seja comprovado. Isso pode ser feito com o seu vizinho ou, até mesmo, um familiar.
3) Geração em condomínio
Um condomínio pode dividir a produção de energia solar entre seus apartamentos. Nessa modalidade, o abatimento dos créditos ocorre diretamente na conta de luz de cada unidade consumidora, desde que a energia esteja sendo produzida dentro do condomínio.
Ficou com dúvidas sobre as possibilidades de geração de energia solar no seu apartamento? Fale com um especialista da Renowatt sobre como ter energia solar no seu apartamento.
Onde é possível instalar energia solar em apartamentos?
Na hora de escolher o local ideal para instalar a energia solar em apartamento, é preciso um olhar mais técnico para avaliar o ambiente mais adequado. Existem, portanto, algumas recomendações importantes que devem ser levadas em conta neste momento. Conheça as alternativas:
1) Coberturas, lajes e terraços
Em condomínios verticais onde geralmente se tem pouca área livre para a instalação de um sistema de energia fotovoltaica, as coberturas, lajes e terraços acabam sendo os melhores lugares para a instalação dos painéis.
O motivo: além de serem comumente utilizadas apenas para proteger o prédio contra a chuva, são as áreas que apresentam maior capacidade em captar a luz solar, podendo ter menor incidência de sombras.
Em instalações como essa, é possível que a energia seja tanto direcionada para os apartamentos quanto para abater os gastos de energia das áreas de uso comum do prédio.
2) Estacionamento externo
Para os condomínios que possuem uma área de estacionamento externo, esta passa a ser uma boa possibilidade já que são áreas que costumam ser bastante grandes.
Além disso, no caso de estacionamentos com áreas descobertas, a energia solar traz ainda uma segunda vantagem: a proteção contra a incidência direta do sol no automóveis estacionados.
Chega de cobrir carros e colocar protetor nos vidros! O estacionamento solar traz economia e conforto aos moradores.
3) Varanda
As varandas são regiões possíveis de serem utilizadas em instalações. No entanto, carregam também alguns pontos de atenção, como:
- Alteração da fachada do prédio que muitas vezes não é permitida;
- O tamanho da área ser restrita acabar limitando a quantidade de painéis instalados e energia produzida;
- E a posição solar que pode afetar na incidência de luz do sol nas diferentes estações do ano.
Para analisar a viabilidade de um projeto de energia solar na varanda de um apartamento, deve-se estudar o nível de sombreamento do local e a quantidade de energia que pode ser gerada na área.
De qualquer forma, lembramos que cada caso é um caso. Contate os especialistas em energia solar da Renowatt para ter um orçamento mais assertivo para o seu apartamento.
4) Solo
Em muitos condomínios ainda existem as áreas livres para paisagismo e jardinagem. E porque não integrar a energia solar a esse cenário?
Isso é possível e muitas vezes viável. Um projeto que pode ser desenvolvido juntamente com uma equipe de arquitetura e trará além de economia, muita modernidade e sustentabilidade.
5) Fachadas de condomínios
Embora seja uma possibilidade, vale lembrar que a janela solar no Brasil é mais alta, ou seja, o sol fica mais alto o ano todo em termos de posicionamento, diferente da Europa onde esse tipo de instalação é mais comum.
Esse fenômeno causa um sombreamento alto nos painéis instalados nas paredes, dificultando a geração de energia fotovoltaica, e por isso acaba sendo uma opção não comum no Brasil.
Além disso, os custos e equipamentos para este tipo de instalação são bem específicos, desenvolvidos especificamente para as fachadas.
Em resumo: a energia solar instalada em fachadas de condomínios atualmente não é viável no Brasil.
Como instalar energia solar em apartamento?
O processo de instalação da energia solar em apartamento requer a presença de uma empresa ou equipe técnica reconhecida na área.
É preciso ter cuidado, pois, como ocorre com qualquer nicho de mercado, sempre surgem riscos junto com o crescimento, como o de contratar projetos que não são adequados e que, sem dúvida, vão gerar problemas para o consumidor.
Assim como a instalação por conta do próprio morador também traz problemas e até mesmo riscos sérios para a vida.
Escolha empresas reconhecidas, como a Renowatt, que possam oferecer garantias de projetos seguros de acordo com os padrões estabelecidos pelas normas regulamentadoras.
5 vantagens de colocar energia solar em apartamento
1) Economia imediata
A energia solar é muito mais econômica, podendo diminuir até 95% do valor da conta de luz. Um dos principais motivos que levam as pessoas a buscarem essa fonte de energia é justamente esse fator.
2) Valorização do imóvel
Pelo simples fato de ter energia solar no seu imóvel, ele já será mais valorizado no mercado imobiliário. Já dedicamos aqui um conteúdo completo caso você deseja saber mais sobre esse processo e aumentar o valor do seu patrimônio.
3) Rápido retorno sobre investimento
Adquirir um sistema de energia solar é ter a certeza de obter um dos maiores retornos sobre investimento do mercado. Em torno de 3,5 a 4,5 anos, todo o investimento é pago com a economia feita na sua conta de luz.
4) Baixo custo com manutenção
O processo de manutenção da energia solar em apartamento é simples. Para saber qual a periodicidade ideal para o seu sistema de energia solar, é preciso apenas verificar o estado dos painéis, avaliando se eles têm muita sujeira ou não. O ideal é que ela seja feita anualmente.
Além de ser simples, o valor de manutenção do seu sistema fotovoltaico é, aproximadamente, 0,5% do valor do investimento inicial.
5) Sustentabilidade e respeito ao meio ambiente
Além do benefício direto, que é a redução dos gastos com energia elétrica, há também um peso sobre a questão ambiental nessa decisão.
O fato de você utilizar uma energia limpa, renovável e sem impactos para o meio ambiente carrega uma grande responsabilidade social, que beneficia não só a sua família, e sim a todos.
Edifícios ou empresas que fizerem esse investimento poderão ganhar destaque, seja no bairro ou ramo de atuação, tornando-se modelos de boa conduta.
Quanto custa instalar energia solar em apartamento?
O custo desse tipo de projeto varia de acordo com a localização, a exposição ao sol e com as necessidades que cada instalação possui.
Para saber como seria instalar energia solar no seu apartamento, faça um orçamento conosco.
Faremos uma análise detalhada por meio da sua conta de luz, simulando o resultado desse investimento em até 25 anos.
Conclusão
É fato: a geração de energia fotovoltaica já é uma realidade entre os brasileiros, seja em apartamentos, empresas, indústrias ou zonas rurais.
E quem achava que só era possível instalar em casas, se enganou. Atualmente, existe uma série de alternativas de instalação para beneficiar moradores de apartamentos ou, até mesmo, condomínios inteiros!
Porém, lembre-se sempre de conversar com uma equipe especializada no assunto para avaliar as suas possibilidades.
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, não hesite em deixar seu comentário abaixo. Será um prazer ajudá-lo(a) a construir um projeto de energia solar no seu apartamento.