Painéis solares bifaciais
Como na maioria dos segmentos que envolvem tecnologia, o desenvolvimento de equipamentos para a geração de energia solar está em constante aperfeiçoamento e evolução, entregando aos consumidores produtos cada vez mais eficientes e duráveis. Os painéis solares bifaciais são parte desta tecnologia trazem inúmeros benefícios em relação aos demais equipamentos.
Os painéis solares bifaciais, como o próprio nome já diz, é capaz de gerar energia pelas duas faces ao invés de uma, absorvendo a energia do sol radiante.
Mas como isso funciona? Isso acontece devido a uma mudança na estrutura de montagem do painel, permitindo que a luz refletida nas superfícies próximas aos painéis atinja as células fotovoltaicas também pela superfície traseira. Essa geração extra pode trazer um ganho de produção de até 25%, dependendo da superfície. Por exemplo, se os painéis forem instalados em um campo gramado, a geração pode aumentar 7%, em concreto ou areia até 10%.
Assim, esses módulos podem ter um ganho de 25% de energia, dependendo do albedo. Albedo ou coeficiente de reflexão é uma medida de quão reflexiva é uma superfície. Para receber a radiação pela parte traseira é necessário que os painéis sejam instalados a uma certa altura das superfícies. Por isso recomenda-se a instalação em estruturas de solo, lajes, toldos, estacionamentos, varandas, pergolados, pontos de ônibus…. Ou seja, estruturas que permitam que a luz refletida possa alcançar a parte traseira do painel. Outra aplicação interessante é como barreira sonora, ou seja, os painéis podem ser instalados na vertical, formando uma barreira, como por exemplo próximo a uma movimentada rua ou rodovia.
Veja também: Estacionamento solar: o que é, como funciona e exemplos no Brasil
Vantagens dos painéis fotovoltaicos bifaciais:
Além do ganho na produção, os painéis bifaciais trazem outras vantagens: Como a estrutura é diferente, a espessura final do painel é menor, permitindo transportar uma potência maior no mesmo espaço, em comparação com os painéis comuns, diminuindo os custos logísticos.
Maior produção em ambientes com pouca luz, ou em dias nublados. Menor índice de degradação anual. Menor LCOE (custo nivelado de energia), pelo ganho de geração na parte traseira do sistema.
Veja também: Você sabia que os painéis solares podem ajudar a salvar as abelhas?
Ficou interessado nessa nova tecnologia cheia de vantagens? Entre em contato que iremos esclarecer todas as tuas dúvidas e faremos um orçamento totalmente personalizado.